Me and Mr. Johnson




Com o recesso lá do trabalho estava em casa um dia desses ae e comecei a dar uma olhada em meus CDs para ouvir umas musicas.
Há muito tempo não fazia isso, por causa do computador e do mp3, e me surpreendi com alguns discos que não ouvia a muito tempo.
Dentre eles o que mais me chamou atenção foi o de “Sir” Eric Clapton – Me and Mr. Johnson.
É um disco tributo aquele que é um dos maiores, se não o maior, nome do blues da história.
Mais o que me levou a escrever esse post não foi o indiscutível talento de Robert Johnson e sim a sua incrível história de vida:
Johnson era um negro saído do Mississipi, lugar mundialmente conhecido por ser o berço do blues, que revolucionou o jeito como se tocava a guitarra no estilo. Reza à lenda que ao ser indagado, certa vez, como ele tocava tanto e de forma tão inovadora, Johnson não se furtou em dizer que tinha vendido a sua alma ao diabo.
Isso mesmo, ele disse que numa encruzilhada, das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi, vendeu sua alma para adquirir a sua descomunal destreza na guitarra. Esse fato foi mundialmente divulgado nas letras de suas musicas como a de “Me and the Devil” que tem uma letra bastante “sugestiva”.
Mr. Johnson teve uma carreira fértil e curta. Ele gravou láaaa pela, hoje distante, década de 30 pouco mais de 20 musicas que são cultuadas pelos admiradores do gênero, no qual eu me incluo, e foi morto num atentado cometido por um marido ciumento que envenenou a sua bebida num bar.
A qualidade das gravações, das poucas musicas do mito, são horríveis devido a época em que foi feita e a condição de pagar uma boa de Johnson, ou seja, a melhor maneira de se conhecer a qualidade das composições é por intermédio de outros artistas que gravaram suas musicas como os White Stripes, Roling Stones e Eric Clapton.
Não vou entrar aqui em citações técnicas, que eu como “pseudoguitarrista” adoraria fazer, sobre a forma de tocar de johnson, mais pra quem não conhece e gosta de boas composições, por exemplo, vale a pena ouvir um dos maiores nomes da guitarra..

Aqui vão dois links de videos do Eric Clapton tocando Me and the devil blues e They're red hot de Robert Johnson:

http://www.youtube.com/watch?v=NPhm4yf7Vzc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=ghsK2eE91eY

0 comentários:

Powered By Blogger