Juros



Hoje quando cheguei em casa fui surpreendido pela noticia de que amanhã teremos um provável aumento nos juros feito pelo Banco Central.
Não pretendo aqui ficar fazendo uma analise aprofundada nem usar termos do economês de alguns... Não tenho embasamento nem conhecimento para escrever tais palavras, mas numa rápida pesquisa por alguns blogs, matérias e afins sobre o tema cheguei a algumas conclusões.

Erradas ou não...

Primeiro quero deixar claro o fato de sermos um dos paises que mais paga impostos no mundo. Tendo isso posto me nego a aceitar o fato de ter que aumentar, mais ainda, os já imensos preços que pagamos sobre cada produto que compramos.
O capitalismo é definitivamente o lobo do capitalismo como dizia Marx.
Para se ter uma idéia mais clara: os juros normalmente aumentam quando a economia de um certo lugar esta bem aquecida, ou seja, esta a pleno vapor e vendendo bem. Um produtor de algodão, por exemplo, resolve aumentar ligeiramente os seus preços vendendo um pouco mais caro para a industria que por sua vez se sente no direito de lucrar, mais ainda, e aumenta o preço para o varejista que aumenta o preço de novo até chegar ao consumidor.
O que gera a inflação é a avidez pelo lucro.
É o aumentar do produto de um simples camponês que ascende toda uma cadeia de ganância até chegar aos nossos bolsos.
O que mais me deixa pasmo é que os economistas vibram com isso dizendo que o Brasil se mostra estável e é capaz de consumir bem passando por cima de qualquer adversidade.

Só eu acho que isso não é motivo para vibrar!?!

Na Venezuela Hugo Chavez fechou uma rede de TV que queria se passar por internacional tendo uma programação totalmente venezuelana e foi tachado de ditador. A certa virou a rede de TV que queria passar a perna em Chavez dizendo-se internacional com uma programação totalmente nacional. Liberdade baseada na mentira é fácil de ter.

O que isso tem a ver com o tema inicial?

Temos facilidades de pagamento, redução de IPI, injeção de investimentos na industria para logo depois sermos atacados pela mesma que nos deu a mão meses atrás. A economia não esta aquecida e sim o bolso dos grandes empresárias e suas companhias.

Elas mesmo: As grandes companhias

As mesmas que causam o aquecimento global, geram guerras absurdas, e sem motivo, por petróleo e permitem a produção de armas de fogo e bombas nucleares por estadunidenses e europeus enquanto asiáticos e sul-americanos são proibidos. Se não se pode chamar isso de ditadura não sei mais como chamar.
O que eu realmente quero dizer é que mesmo por pouco tempo: Obrigado por nos dar a oportunidade consumir.


Obs: Achei a letra e as imagens do clipe da banda Rise Against bem apropriadas.

1 comentários:

Tamyris Torres | 30 de abril de 2010 às 10:36

Se liga no blog da Dani Barros...
http://danibarrosrj.blogspot.com/

e o meu novo
www.encontronafeira.blogspot.com

bjos Tamyris

Powered By Blogger